Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2011

As Aves e sua homossexualidade - COLUNA LIMITE 2011

As Aves e sua homossexualidade

QUARTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2011




Você entende alguma coisa sobre gansos? Existe uma espécie, chamada de Ganso-bravo, que é muito pitoresca. Para começar, ele é chamado em inglês de “Greylag Goose” (ganso da perna cinza) apesar de suas pernas serem rosadas. Mas não é só isso: apesar do nome intimidatório, um em cada cinco casais do Ganso-bravo é composto de dois homens. Exatamente: o homossexualismo representa 20% da população. Mas eles não são os únicos: mais de 130 espécies de aves, segundo levantamento recente, são conhecidas por comportamento homossexual, ao menos ocasionalmente, condição que está dando o que discutir aos cientistas. 

As relações homossexuais entre aves são tão ou mais evoluídas do que em humanos: há realmente pássaros machos cortejando outros machos, relações sexuais entre pássaros do mesmo sexo e casais homossexuais dividindo o mesmo ninho. E mais: em algumas espécies existe o hábito de um casal do mesmo sexo criar filhotes (concebidos por outro casal, claro, e que acabaram ficando órfãos de alguma maneira) juntos, algo para o qual a lei dos humanos cria tantas complicações. 

Alguns biólogos viam com maus olhos essa “tendência gay” entre os pássaros. Não por preconceito (esperamos), mas porque reduziriam o fluxo de reprodução normal da espécie, desequilibrando o ecossistema. Preocupação infundada: uma pesquisa da Universidade de Newcastle (Inglaterra) mostra que isso não altera o ciclo reprodutor dos pássaros. 

Motivo: mesmo que os pássaros se envolvam em relações homossexuais, continuam a ter parceiras do sexo feminino. Esse comportamento, que é mais comum das espécies poligâmicas (onde um pássaro macho pode ter – e tem – várias companheiras), faz dos pássaros algo como bissexuais, embora os cientistas expliquem que essa comparação não é tão simples. As investigações dos cientistas não indicaram registros de que existam aves exclusivamente gays. Assim, eles se engajam em relações homossexuais com algum propósito, que pode ser para adaptação a um ambiente, demarcação de território ou ajuda para criar os filhotes, no caso de ausência da mãe. Os cientistas, agora, procuram saber se os primatas podem apresentar esses mesmos padrões de comportamento, o que deve fornecer algumas explicações importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário